Nos próximos dias 23, 24 e 25 Portugal recebe a 2ª edição das 6 horas do Circuito do Estoril. Ao Autódromo do Estoril desloca-se a enorme e colorida caravana dos Challenge Europeus de “Endurance” Históricos e Modernos, mais conhecidos na gíria automobilística como campeonatos V de V, num evento organizado pela Associação de Comissários de Desportos Motorizados do Estoril (ACDME).
Depois do sucesso do ano passado, em que os concorrentes estrangeiros ficaram encantados com as condições que encontraram na pista portuguesa, este ano é previsível que o êxito seja ainda maior. Com a duração de 6 horas de corrida, uma no Sábado, destinada para as viaturas clássicas (Endurance VHC), e outra no Domingo, para as viaturas modernas (Endurance Moderne), estas duas provas reunirão mais de nove dezenas de participantes, o que confere um excelente nível competitivo e um cocktail automobilístico a não perder.
Para os apreciadores dos carros que escreveram a história do automobilismo, o “Endurance VHC” trará até nós viaturas tão marcantes como os Elva Mk8, Chevron B16, Jaguar E, Alfa Romeo Zagato TZ1, Lotus Seven ou a grande família Porsche 911. A prova terá início às 12h25 terminando com o cair do dia, provocando momentos únicos de magia em pista e remetendo os entusiastas para a época gloriosa das corridas de endurance. Mais de três dezenas de viaturas estão garantidas na grelha de partida, proporcionando um espectáculo ímpar ao público luso que terá ainda o prazer de assistir ao ardor da luta pelo título deste ano, que será discutido e decidido na Casa do Automobilismo Português.
Tal como acontece nas 24 horas de Le Mans, a prova destinada ao “Moderne Endurance” congrega Protótipos e GT’s, o que contribui para um interessante exotismo em pista que certamente agradará a todos os que visitarem o Autódromo do Estoril. No entanto, apesar de correrem em conjunto, existe uma classificação à classe, o que assegurará inúmeras lutas em pista nas mais diversas frentes que constituirão esta corrida. Esta “mini-Le Mans” irá colocar novamente frente-a-frente diversos protótipos de pequenos construtores que têm na concepção de carros de competição a sua razão de existir – sendo a Ligier, a Norma, a Radical ou a Juno alguns dos exemplos – a que se juntam inúmeros super-desportivos de altas prestações semelhantes com os que, ocasionalmente, nos fazem virar o olhar nas nossas estradas, sendo os Porsche e os BMW os exemplos mais gritantes, para além das silhuetas Renault Mégane Trophy ou Opel Solution F. A lista de inscritos provisória tem nada mais, nada menos, que 61 concorrentes!!! Também aqui, os campeonatos serão decididos no Circuito do Estoril, o que garante uma corrida emocionante e disputada até ao último metro.
Ambas as corridas irão ter pilotos e equipas portuguesas à partida cujo os nomes iremos revelar mais tarde. Para além das duas provas principais já referidas e para complementar um programa já bastante apelativo, serão disputadas quatro corridas de “sprint” destinadas aos Mit’Jet – pequenas silhuetas com chassis multitubular e motores Yamaha 1300cc, capazes de debitar 150cv às 9,000 rpm.
By Autosport
Sem comentários:
Enviar um comentário