MOTORSPORTS news - autosport.com

domingo, 28 de outubro de 2007

Armindo Araújo vence classificativa à geral!


Armindo Araújo, o piloto da equipa Mitsubishi TMN Galp, que este ano disputa o Campeonato do Mundo de Ralis de Produção ocupa, após a primeira etapa do Rali do Japão, a 3ª posição deste Campeonato e consegue um feito inédito: pela primeira vez, um piloto português vence um troço à geral (SS10 – Obihiro 2) no actual formato do WRC.

Armindo Araújo começou a 1ª etapa do Rali do Japão na expectativa, colocando o Lancer Evo IX na segunda metade do Top10 do PWRC. Mas, à medida que foi ganhando confiança na repetição dos troços, mostrou uma atitude lutadora e de ritmo elevado, conseguindo sempre estar no Top 3 e tendo vencido as duas últimas especiais, uma delas à geral.

Apesar de se ter debatido, tal como na Nova Zelândia, com um problema no diferencial traseiro no SS4 (Rikubetsu 1) que o fez perder quase 1 minuto, o piloto português conseguiu manter a concentração e após trocar o diferencial na Assistência, atacar mais forte nas especiais seguintes: “Na primeira passagem pelos troços fomos mais cautelosos e na SS4 partimos novamente o diferencial traseiro e tivemos que fazer o resto da especial só com tracção dianteira. Após trocarmos o diferencial na assistência, e apesar de ter começado a chover muito, atacámos forte e conseguimos sempre melhores classificações nos sectores selectivos.”, começou por explicar Armindo Araújo.

Bastante satisfeita com a performance do trio Araújo/Ramalho/Lancer Evo IX nesta primeira etapa nipónica, a Equipa Mitsubishi TMN Galp não deixa de estar um pouco preocupada com o problema que, pela segunda vez consecutiva enfrentou, tal como explicou o Team Manager, João Paulo Alves: “Tal como na Nova Zelândia, o diferencial traseiro voltou a quebrar sem razão aparente e sem qualquer sinal exterior. Pensamos que tudo se deve a um problema do lote de produção. Desta vez, montámos um diferencial já rodado, pelo que esperamos ter conseguido resolver definitivamente o problema.”

Com a promessa de “atacar forte e conseguir subir uma posição no PWRC” na etapa de amanhã, Armindo Araújo despede-se da 1ª etapa do Rali do Japão na 3ª posição – objectivo a que se tinha proposto no início do rali – e leva já na bagagem o feito inédito de ser o primeiro piloto português a vencer uma classificativa à geral no actual formato do WRC.

By Autosport

Sem comentários: