Dr. Helmut Marko explicou ao SportMotores.com a razão que levou a que a Red Bull decidisse promover Adrian Zaugg à GP2 em vez de Filipe Albquerque, tendo a Renault feito força para que o português fosse para a World Series by Renault.
O jovem de Coimbra estreou-se no passado fim-de-semana em Silverstone na categoria que antecede a Fórmula 1 e, apesar de não conhecer o carro nem o circuito, impressionou positivamente o paddock da GP2, não tendo o homem forte da Red Bull ficado imune à performance do piloto português que, além de ter batido Adrian Zaugg na segunda corrida, andou ao nível do bem mais experiente Michael Ammermüller. "Foi uma boa estreia, teve azar com aquele pião que condicionou todo o seu fim-de-semana. Mas, no fundo, foi uma boa estreia", apontou-nos o vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1971.
Foi a Red Bull que permitiu que Filipe Albuquerque se estreasse na competição automóvel em 2005 e protagonizasse uma evolução fulgurante. Dr. Marko admite que a chegada à Fórmula 1 por parte do piloto português só depende dele mesmo e que, para que isso aconteça, terá que continuar a mostrar em pista o seu valor. "A carreira dele depende do que ele fizer com ela. Até agora a evolução que patenteou indica que vai de encontro ao sucesso e a Fórmula 1 é claramente uma possibilidade para ele. Porém, tem que começar a vencer na World Series by Renault e tentar lutar pelo campeonato. O problema do Filipe é ter-se iniciado nas corridas de automóveis bastante tarde, ele precisa fazer quilómetros", sublinhou o austríaco.
No final da temporada passada foi com grande surpresa que se verificou que Adrian Zaugg era promovida à GP2, a antecâmara da Fórmula 1, enquanto que Filipe Albuquerque iria competir na competitiva World Series by Renault que, apesar de já ter dado pilotos à categoria máxima do desporto automóvel, não tem a mesma exposição da competição de Flavio Briatore e de Bernie Ecclestone. O espanto provocado por esta decisão da parte da Red Bull advinha do facto do piloto português ter esmagado o sul-africano durante a Fórmula Renault 2.0 Eurocup de 2006.
Dr. Helmut Marko justifica a escolha da Red Bull com o bom andamento demonstrado por Zaugg na sua prova de estreia na World Series by Renault na temporada passada, tendo admitido também que o construtor francês queria que Albuquerque se mantivesse nos seus campeonatos. "O Adrian esteve muito bem na corrida de World Series by Renault que realizou na temporada passada - conquistou a pole-position em Donington. Este ano não tem estado ao seu melhor nível porque foi submetido a uma intervenção cirúrgica em Dezembro que está a condicionar a sua temporada, mas ele vai recuperar", justificou o austríaco que prosseguiu. "Por outro lado, a Renault queria muito que o Filipe, depois de vencer a Fórmula Renault 2.0 Eurocup, fizesse a World Series by Renault esta temporada, tendo existido mesmo algumas contrapartidas económicas para nós."
Fica claro que o jovem da Red Bull tem em Helmut Marko um apoiante acérrimo, pelo menos enquanto os resultados continuarem a aparecer. Por outro lado, é óbvio que no seio do programa de jovens pilotos da companhia de bebidas energéticas a pressão é uma constante e qualquer falta de sucesso é punida exemplarmente, por vezes com a expulsão. Talvez este ambiente seja benéfico para Filipe Albuquerque quando habitar - assim esperamos - a panela de pressão que é a Fórmula 1.
Sportmotores.com
sexta-feira, 13 de julho de 2007
WSR: Renault quis Filipe nos seus campeonatos
Publicada por Ze Pevide à(s) sexta-feira, julho 13, 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário