MOTORSPORTS news - autosport.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Álvaro Parente com oportunidade de ouro

Álvaro Parente está bem colocado para obter na World Series by Renault o terceiro título importante da sua carreira, depois dos triunfos no Campeonato da Europa de Karting, em 1998, e na Fórmula 3 Britânica, em 2005. Para isso o piloto português precisa de aproveitar o “factor casa” para se distanciar do inglês Ben Hanley, o segundo classificado do campeonato, actualmente a 15 pontos de Parente.


A tarefa pode parecer mais fácil do que realmente é, pois, se é verdade que Parente vai correr perante o seu público, será também preciso não esquecer que, em toda a sua carreira, o piloto do Porto apenas correu três vezes no Estoril – em 2001 e 2002 na Fórmula 3 espanhola, e em 2005 no A1GP. Como o próprio admite, «há pistas que conheço melhor. Mas claro que é motivante correr perante o público português e espero ver muitas bandeiras de Portugal nas bancadas».


No início da época, Parente foi o único piloto que conseguiu incomodar Sebastian Vettel, entretanto saído para a Toro Rosso na Fórmula 1. Com o abandono do piloto alemão, Parente assumiu definitivamente o controlo das operações e obteve uma vitória espectacular em Spa-Francorchamps, a que se junta o triunfo noutro circuito mítico, o Mónaco. No entanto, a jornada de Magny-Cours não trouxe os resultados esperados pelo português, que entrou na pista francesa com 20 pontos de vantagem sobre Hanley e saiu com a diferença reduzida para 15. «A penalização de cinco lugares na qualificação condicionou o meu fim-de-semana, mas agora quero recuperar no Estoril. Neste campeonato, mesmo que não se ganhe, é importante marcar pontos de forma regular. Espero encontrar uma boa afinação e ser competitivo», referiu o piloto da Tech 1.


Depois de três vitórias no ano de estreia na WSR FR 3.5, o título de campeão seria mais um feito notável para um talento que passa cada vez menos despercebido a algumas equipas de Fórmula 1...

By Autosport

Sem comentários: