‘Monster’ Tajima, director desportivo da Suzuki, vai regressar a Pikes Peak, agora com o novo Suzuki Sport XL7, e leva um objectivo preciso. Bater o recorde da mítica rampa norte-americana.
Desta vez, Tajima vai correr em Pikes Peak com uma nova máquina, o Suzuki Sport XL7 Hill Climb Special, com o objectivo de bater o recorde daquela prova. No ano passado, Tajima regressou a Pikes Peak, após um intervalo de 5 anos, e assegurou a vitória à geral. No entanto, não logrou conseguir bater o recorde devido ao mau tempo que se fez sentir durante o evento e que acabou por levar à redução do traçado.
Equipado com uma nova arma, Tajima e a Suzuki estão confiantes de que este ano o recorde 10m 4,06s será finalmente batido. O Suzuki XL7, novo modelo estandarte da marca nos EUA, conta com motor V6 VVT de 3.6 litros que foi adaptado para receber um turbocompressor duplo, sendo agora capaz de produzir 993 cv e um binário máximo de 1000 Nm.
Para aumentar a aderência à estrada, a aerodinâmica foi refinada apresentando agora um aumento de carga aerodinâmica de cerca de 35% em comparação com o modelo utilizado em 2006. Adicionalmente, os pneus foram mais uma vez produzidos pela Falken especialmente para este evento.
Monster Tajima venceu a última edição de Pikes Peaks em condições climatéricas adversas e, em Abril deste ano, conquistou também a vitória na corrida “Race to the Sky” (Corrida para os Céus), na Nova Zelândia, um evento que já venceu cinco vezes consecutivas, de um total de oito vitórias. Tudo está portanto a postos para bater o recorde que está nas mãos de Rod Millen desde 1994.
Este ano, a corrida vai decorrer a 21 de Julho e prevê-se um dia muito quente. No entanto, o clima naquela montanha norte americana é sempre muito imprevisível e há sempre a possibilidade de chuva. Mas esse é precisamente um dos elementos que faz de Pikes Peaks um dos eventos mais difíceis e exigentes do mundo e Monster Tajima tem já o volante apontado para subir até às nuvens.
By Autosport
Sem comentários:
Enviar um comentário