MOTORSPORTS news - autosport.com

terça-feira, 24 de julho de 2007

Suzuki vence e bate recorde de Pikes Peak


Nobuhiro "Monster" Tajima bateu este sábado, dia 21 de Julho, o recorde de Pikes Peak com uma espectacular corrida ao volante do Suzuki XL7 Hill Climb Special. O piloto veterano de 57 anos completou o famoso percurso norte-americano em 10m1,408s, arrasando o recorde anterior, de 10m4,06s, marcado por Rod Millen em 1994.

Apesar de não ter chovido no próprio dia da corrida, a água do "chuveiro" da noite anterior ainda se fazia sentir na estrada, tornando a secção asfaltada do percurso muito escorregadia e a parte de terra extremamente perigosa devido à lama e sulcos marcados pelos outros concorrentes. Segundo Monster Tajima, a primeira zona de terra "estava tão irregular e molhada por causa da chuva que caiu durante a noite que não pude alcançar uma velocidade mais alta. Mas quando vi a multidão a encorajar-me em Glen Cove, percebi que estava a fazer um bom tempo e pude relaxar um pouco."

Com uma velocidade diabólica, Tajima continuou a subir a montanha em direcção às nuvens e, quando atingiu os 4000 metros de altitude, confessa que "começou a ser difícil respirar e o motor também começou a mostrar alguma dificuldade em gerar potência". Mais uma vez, foi a presença dos espectadores que impulsionou o piloto a ir mais longe e mais depressa. "Vi muitos fãs à minha espera na zona de Devil's Play Ground e alguns deles até tinha bandeiras japonesas. Foi um apoio estrondoso!", exclamou entusiasmado.

Devido ao ar cada vez mais rarefeito, o esforço final era tanto, quer para Tajima como para o Suzuki XL7, que o piloto passou a concentrar os seus esforços em manter uma respiração estável e em assegurar o "bem-estar" do automóvel que nunca lhe falhou. Quando cruzou a meta, Nabuhiro "Monster" Tajima nem acreditava: "O relógio indicava... 10 minutos e 1,408 segundos! Bati o recorde! Tornei-me o primeiro campeão asiático e o novo recordista."

Apesar de estar a poucos anos de se tornar sexagenário, Tajima, que é o responsavel pelo departamento de comeptição da Suzuki, continua com o espírito e a resistência de um jovem e prova disso é a atitude do veterano perante esta vitória. "Já comecei a ter várias ideias para bater a barreira dos 10 minutos. Só de pensar nisso fico extremamente entusiasmado", concluiu.

Esta foi a 85ª competição na carreira de Tajima e a 20ª vez que correu em Pikes Peak desde a sua estreia em 1988 e o seu nome fica para sempre na história desta estupenda prova americana, lado a lado com o carro que o levou à vitória, o Suzuki XL7.

Sportmotores.com

Sem comentários: