Uma revolução no sentido lato do termo! O reformulado PTCC/Campeonato Nacional de Velocidade é um verdadeiro sucesso, com um nível qualitativo e quantitativo que até supera as expectativas mais optimistas.
Com o estatuto de competição de referência do automobilismo nacional, o PTCC constitui um dos momentos mais aguardados do programa do Circuito da Boavista, a realizar no próximo fim-de-semana. Na grelha de partida vão estar um total de 44 viaturas, com o aliciante de 13 serem do Campeonato Italiano de Turismo!
Com alguns dos mais conceituados pilotos nacionais e um parque automóvel de fazer inveja a muitos países, o PTCC/Campeonato Nacional de Velocidade assume-se como um autêntico “case study” e são os factos que falam por si: em relação a 2006, o número de participantes praticamente triplicou; cerca de uma dezena de viaturas tem argumentos técnicos para lutar pelas vitórias - um dos BMW sagrou-se “apenas” Vice-Campeão do Mundo – e há que destacar o regresso dos traçados citadinos, com especial destaque para o Circuito da Boavista, a realizar no próximo fim-de-semana, a constituir o ponto mais alto da temporada, não só pelo facto do evento integrar o calendário do “Mundial” de Turismo, mas porque são aguardadas dezenas de milhares de espectadores na pista traçada na cidade do Porto.
Mas outro dos motivos de interesse da jornada do PTCC/Campeonato Nacional de Velocidade é o facto de também contar para o Campeonato Italiano de Turismo, com os pilotos transalpinos a correrem juntos com os nacionais, ainda que com classificações separadas. Um curioso duelo em perspectiva, com a curiosidade do desempenho das cinco viaturas preparadas de acordo com os regulamentos da Categoria S2000, nomeadamente os quatro BMW 320si e um Alfa Romeo 156 - o “Nacional” pode orgulhar-se de contar com a participação não de cinco, mas de seis S2000, mais concretamente três BMW 320si, dois Alfa Romeo 156 e um Peugeot 407 S2000, isto para além de quatro competitivos SEAT Leon Supercopa, também eles sempre candidatos à vitória!
Independentemente do duelo Portugal/Itália, interessam as contas do PTCC/Campeonato Nacional de Velocidade e, nesse aspecto, cumpridas que estão as quatro primeiras jornadas duplas da temporada, cabe a César Campaniço (BMW 320si) o maior número de presenças no lugar mais alto do pódio, três em concreto. Também em BMW, o conceituado Ni Amorim já saboreou o champanhe da vitória em duas ocasiões, o mesmo número que Francisco Carvalho (em SEAT), enquanto o jovem João Figueiredo, com o Peugeot 407 S2000 assistido pela Peugeot Portugal, já venceu uma corrida.
Se o primeiro terço da temporada (o Circuito da Boavista é a quinta prova do calendário) foi marcado pelo duelo BMW/SEAT, com a entrada do Peugeot, as vitórias à geral passaram a ser discutidas por três diferentes marcas e um alargado número de pilotos.
Em termos de campeonato, contudo, que se encontra dividido em categorias, não deixa de ser curioso que, em relação à Categoria 2 (a das viaturas S2000, as mesmas do FIA/WTCC), o líder seja José Monroy. O jovem piloto do BMW 320si ainda não conheceu o sabor da vitória, mas como pontuou em todas as corridas, lidera o PTCC, à frente de César Campaniço e Ni Amorim (também eles em BMW), de João Figueiredo (Peugeot 407 S2000) enquanto, Vítor Mateus e Jorge Areal (ambos em Alfa Romeo 156) ainda procuram chegar-se aos lugares da frente.
Já no que toca à Categoria 4, até agora um “exclusivo” dos SEAT Leon Supercopa (viatura com tracção dianteira e motor turbo), Francisco Carvalho é o líder, ele que tem tido o mérito de ser o grande opositor da armada BMW, precedendo Pina Cardoso, o jovem Diogo Azevedo (uma das revelações da época), Vítor Souto e José Carlos Ramos.
Se “apenas” estes 10 pilotos têm argumentos técnicos para lutarem pelas vitórias absolutas, já os mais de duas dezenas que competem na Categoria 3 prometem um espectáculo não menos interessante. Nesta particular luta reservada a viaturas com um índice de competitividade inferior - ou seja, muito mais acessíveis em termos de orçamento - o espectáculo tem sido de elevado nível, com muitas mutações nos lugares da frente nas oito corridas disputadas. Num autêntico duelo Honda/Renault, a vantagem pende para António João Silva (o vencedor das quatro primeiras corridas), mas nomes como Filipe Rego, Tiago Marques, Isaías do Rosário, Gonçalo Manahu, Rui Alves, Álvaro Figueira, Vasco Campos, Luís Barros, Armando Parente, Lígia Albuquerque, Frederico Duarte, Pedro Costa, João Pedro Baptista, ou os estreantes Miguel Ferreira da Silva, Martine Pereira, Armindo Martinho, Manuel Valente e Filipe Monteiro poderão animar os lugares do pódio.
Referência, ainda, para a estreia do BMW 330d de Manuel Pedro Fernandes, ainda que este inscrito na Categoria 4.
Horário:
Sexta-feira, 6 de Julho de 2007
10:45 / 11:15 Treino Livre – 1ª Sessão
17:15 / 17:40 Treino Livre – 2 Sessão
Sábado, 7 de Julho de 2007
10:15 / 10:35 Treino Cronometrado (Categorias 1 e 3)
10:35 / 10:55 Treino Cronometrado (Categorias 2 e 4)
Domingo, 17 de Junho de 2007
08:50 / 09:15 Corrida 1
15:20 / 15:45 Corrida 2
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